Como o café ficou conhecido?

Uma das bebidas mais consumidas do mundo, o café foi descoberto na Etiópia e após muitos anos, conquistou toda a civilização.

O café, bebida tão apreciada atualmente, iniciou sua história no século IX. Ele é originário da Etiópia e é produzido a partir do fruto do cafeeiro. Por ser uma bebida estimulante, primeiramente o café servia como alimento para os rebanhos durante longas viagens.

Segundo uma antiga lenda, o café foi descoberto por um pastor chamado Kaldi. Cuidando de seu rebanho, ele notou que algumas ovelhas sumiam durante a noite e ao voltarem, estavam mais enérgicas e saltitantes. Ele acreditava que elas ficavam possuídas por algum tipo de demônio e por isso agiam de tal maneira.

Foto: Reprodução InternetCafé
Café ainda em seu estado natural, no cafeeiro.

Uma noite, o pastor resolveu segui-las e descobriu que elas pastavam grãos vermelhos que vinham de arbustos, até então desconhecidos. Ele decidiu colher alguns grãos e experimentá-los. Ele sentiu prazer ao comer os grãos e entendeu o que acontecia com as ovelhas.

Certo dia, Kaldi comentou com um monge sobre o grão e o mesmo resolveu que também experimentaria o café. Percebendo os efeitos que causava, ele passou a usar o fruto em forma de infusão, com o objetivo de não sentir sono durante os períodos que passava orando. Com o tempo, a descoberta se espalhou pelos monastérios da região.

Os primeiros locais que se tem registro de terem cultivado o café, foram monastérios islâmicos no Yêmen, localizado na Península Arábica. O café se difundiu pelo mundo através da Europa e do Egito, e rapidamente passou a ser consumido mundialmente.

Café no Brasil

O cultivo do café em solo brasileiro teve início em 1927, no estado do Pará. Ele foi trazido da Guiana Francesa, pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta. Como as condições climáticas da região norte do país não eram favoráveis para esse tipo de plantação, o fruto começou a ser plantado no sudeste do Brasil, onde se adaptou bem e foi produzido com fartura. O clima favorável e a mão de obra em abundância (através dos escravos) que o Brasil possuía fez do cultivo do café um importante símbolo do crescimento do país e o transformou em um dos principais produtores de café do mundo.

Foto: Reprodução InternetCafé

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais