Como lidar com a TPM?

Veja algumas dicas de como lidar com esses dias que, para as mulheres, são tão terríveis.

Lá vem a TPM (Tensão Pré-Menstrual) e com ela a irritação, depressão, vontade absurda de comer doce e outros sintomas. Em todo caso, há pouca paciência e muito mau humor.

Especialistas categorizaram algumas dicas que ajudam no combate aos sintomas da TPM. Você pode mudar a alimentação, regularizar o ciclo menstrual de forma natural, entre outros. Confira:

O que comer neste período?

A indicação é ingerir alimentos mais leves, com quantidades menores de gordura saturada e sal. Coloque as frutas no cardápio semanal, como por exemplo, melancia e morango que possuem componentes diuréticos. Outra dica é consumir grãos vegetais como: aspargos, salsa e agrião.

Uma das grandes reclamações das mulheres nesta fase de TPM é o inchaço. O consumo de alimentos como salmão, azeite de oliva, nozes, castanha e linhaça ajuda na circulação do sangue, diminuindo o inchaço.  

Exercícios físicos

Praticar atividades físicas diariamente tem reflexos diretos na qualidade de vida.

Segundo a ginecologista e obstetra  Denise Gomes, os exercícios físicos liberam endorfinas que provocam sensação de relaxamento e prazer. Mas é necessário fazer um alerta, neste período à mulher está muito sensível e não é recomendado a pratica de atividades intensas.  A recomendação são as caminhadas, ciclismo, natação e hidroginástica. 30 minutos por dia é o suficiente.

Buscar orientação médica

Existem várias formas para tratar sintomas avançados de TPM, porém há casos que realmente necessitam de orientação de especialistas. Mais de 5% dos casos precisam de tratamento através de medicamentos. Se você já fez de tudo e não consegue reduzir os incômodos, procure um ginecologista ou endocrinologista.

Preocupar-se com a retenção de liquido

Conforme o nutrólogo Cristiano Merheb, evitar alimentos com excesso de sal e molhos como catchup, molho inglês e shoyu pode diminuir a retenção. Troque por frutas ou chá verde, alimentos que concentram muita água, reduzindo o inchaço.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais