Como funciona a impressora 3D?

Que tal imprimir qualquer coisa que você queira, em casa, e de maneira tridimensional? Veja mais sobre a impressão 3D.

A existência das imagens em três dimensões já é uma realidade comum em nosso mundo, que está repleto de tecnologia. O 3D vem se tornando cada vez mais possível com o avanço tecnológico, e isso vale também para a impressão (que se torna praticamente uma fabricação) de coisas.

Foto: Reprodução internetImpressão 3D
 

Os objetos que podem ser impressos são infinitos, basta apenas analisar a necessidade da pessoa. É possível imprimir brinquedos, joias, peças, ferramentas e até mesmo tecidos do corpo humano. A medicina já pretende usar o recurso da impressão tridimensional para ajudar pacientes.

A impressora 3D, por mais que seja uma novidade, surgiu há algum tempo. A primeira delas foi criada em 1984, pelo americano Charles Hull.

O funcionamento das impressoras acontece, basicamente, através da adição de camadas sobrepostas. O objeto deve ser desenvolvido no computador. Depois de criado, é preciso inseri-lo no software da impressora e definir as dimensões que ele terá. É o software que vai ler os dados e sistematizar em diversas camadas.

Foto: Reprodução internetImpressão 3D
 

Para iniciar a impressão, o injetor de matéria esquenta e usa um filete de plástico, que fica na bobina, para criar as camadas. Conforme o material vai derretendo, ele é colocado em uma base, que se movimenta em dois eixos e vai dando forma para as camadas.

Existe também a impressora 3D por fusão a laser. Ela utiliza plástico e metal, mas o material é em formato de um pó muito fino, que é bombardeado por um laser de alta potência, até entrar em ponto de fusão e formar as camadas.

Foto: Reprodução internetImpressão 3D
 

Curiosidades

- Em 2007 uma mega impressora foi criada pelo italiano Enrico Dini para construir casas. A impressora usa cola e areia e demora quatro vezes menos para construir a casa do que usando o processo de construção tradicional;

- A holandesa Iris Van Herpen usou uma impressora para criar roupas 3D em 2011. Os vestidos feitos ficaram na lista das 50 melhores invenções da revista Times.

- O geneticista americano Craig Venter prevê a criação de uma impressora que possa imprimir vacinas. Economizaria um bom tempo nas filas dos postos de saúde e clínicas.

- Uma empresa japonesa é especializada em imprimir rostos de pessoas em 3D. A impressão reproduz de maneira fiel a realidade, podendo ser bem detalhada, fazendo inclusive a impressão de veias e marcas.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais