Como foram carregadas as pedras para construir as pirâmides do Egito?

Essas grandes construções estão entre as maiores obras do mundo e são um dos principais pontos turísticos do país.

As pirâmides do Egito são, sem dúvida, uma das construções mais magníficas já feitas em todo o mundo. Até hoje, já foram identificadas aproximadamente 140 pirâmides diferentes, a maioria delas construídas para abrigar o corpo de faraós e seus familiares e pessoas de sua confiança que ocupavam altos cargos. As mais famosas entre as pirâmides, são as existentes na Necrópole de Gizé, nos arredores da cidade do Cairo. Elas estão entre as maiores estruturas já construídas no mundo.

O mais surpreendente, é a complexidade e dimensão desses monumentos, considerando que eles foram construídos em uma época sem tecnologia, em uma civilização bastante antiga e, principalmente, com pedras de 2,5 toneladas.

As pedras eram levadas pelo deserto, em cima de uma espécie de “trenó”, que nada mais eram do que uma grande superfície plana, com bordas viradas para cima. Porém, uma carga sendo puxada dessa maneira tende a afundar na areia, criando elevações em frente ao objeto puxado, que resultaria em um obstáculo a ser eliminado.

Foto: Reprodução Internetpiramides
 

Uma equipe de uma universidade em Amsterdã conseguiu desvendar como esse transporte acontecia, sem que a carga criasse obstáculos.

Quando a areia contém certa quantia de umidade, ela não afunda, pois formam-se microgotas de água que fazem os grãos de areia ligarem-se uns aos outros, deixando o solo rígido. Assim, as elevações em frente ao objeto não se formam, fazendo com que ele deslize sobre a areia com maior facilidade e a força usada possa ser reduzida.

O estudo feito pela universidade explicou que, o truque usado pelos egípcios, era molhar a areia em frente ao trenó.

Os físicos colocaram, em uma bandeja de areia, uma versão de laboratório do trenó egípcio. Eles determinaram tanto a força de tração necessária e a rigidez da areia como uma função da quantidade de água na areia. Para determinar a rigidez, eles usaram um 

reômetro, que mostra quanta força é necessária para deformar um certo volume de areia.

Os experimentos revelaram que a força de tração exigida diminui proporcionalmente com a rigidez da areia Um trenó desliza muito mais facilmente sobre a areia firme [e úmida] do deserto, simplesmente porque a areia não se acumula na frente do trenó, como faz no caso da areia seca.

A imagem abaixo representa a cena de escravos transportando uma enorme estátua, e demonstra como eles já sabiam do truque da água. Mais uma vez, os povos antigos nos mostram que nem sempre necessitamos da tecnologia para realizar grandes obras. O desenho, encontrado dentro do túmulo de Djehutihotep, mostra justamente um escravo molhando a frente do objeto que estava sendo transportado. A solução é simples e resolve o mistério da construção das pirâmides.

Veja também: Como acontecia a mumificação dos faraós?

Veja também: Fatos sobre a história do Egito

Foto: Reprodução Internetpiramides

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais