Como e quando foi a primeira viagem para o espaço?

O cosmonauta soviético Yuri Alekseievitch Gagarin entrou para a história ao ser o primeiro a realizar uma viagem para o espaço.

Ir para o espaço hoje em dia é algo relativamente comum. Provavelmente, é o sonho de todo astronauta. Porém, há um bom tempo atrás isso era algo considerado muito difícil de ser realizado. Em 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin entrou para a história ao ser o primeiro a realizar uma viagem para o espaço.

Foto: Reprodução InternetA nave Vostok 1 foi a primeira a ir para o espaço transportando um ser humano.
A nave Vostok 1 foi a primeira a ir para o espaço transportando um ser humano.

O voo de Gagarin era considerado arriscado, pois anteriormente a União Soviética havia enviado 48 cães ao espaço, mas apenas 20 tinham sobrevivido. Porém, o cosmonauta que na época tinha apenas 27 anos aceitou a missão mesmo assim e, às 9h07 (horário de Moscou) do dia 12 de abril de 1961, a viagem começou e a cápsula Vostok 1 com o foguete R-7 foi lançada do secreto Cosmódromo de Baikonur rumo ao espaço. A nave tinha apenas 4,4 metros de comprimento e 2,4 de diâmetro e pesava 4.750 kg.

Onze minutos após a decolagem, a cápsula entrou em órbita transportando um homem pela primeira vez. A viagem para o espaço durou 108 minutos e seu trajeto foi uma volta ao redor do Planeta Terra. Ele voou a uma altura de 315 km a partir da superfície, em uma velocidade de 28 mil km/h. Às 10h55, Gagarin retornou para o solo, aterrissando em uma área de plantação da Província de Saratov, no Cazaquistão. Durante toda sua viagem, ele esteve em contato com a Terra através de canais telefônicos e também por telégrafo.

Foto: Alldayru.comCápsula após aterrissar no solo terrestre.
Cápsula após aterrissar no solo terrestre.

Antes de ser escolhido para ir para o espaço, Gagarin teve uma infância marcada pela guerra e pela ocupação nazista. Ele trabalhou como metalúrgico e, por ser apaixonado por aviação, se inscreveu para a escola militar de Orenburgo. Em 1955, ele pilotou um avião pela primeira vez. Quatro anos depois, em 1959, ele decidiu participar de uma comissão que estava selecionando pessoas para dirigirem um “tipo moderno de aeronave”.

O treinamento, que teve testes físicos e psicológicos, aconteceu em um centro secreto de Moscou, durou um ano e começou com 20 candidatos. Com o passar do tempo, diversos foram desistindo, até sobrarem apenas seis. Sua simpatia conquistou seus colegas e também Serguei Korolev, pai da astronáutica soviética, e suas diversas qualidades fizeram com que ele fosse o grande escolhido para a missão no espaço. Seu tamanho também foi um fator importante para que ele fosse o selecionado: media apenas 1,57 metros e pesava 69 kg.

Em 27 de março de 1968, um acidente interrompeu a carreira e a vida de Gagarin. Um avião de treino pilotado por ele caiu no nordeste de Moscou. As causas do acidente nunca foram totalmente esclarecidas.

Por causa de sua viagem ao espaço, o cosmonauta recebeu a medalha da Ordem de Lenin, um prêmio equivalente a uma medalha de herói. Em uma viagem para o Brasil, ele recebeu de Jânio Quadros a condecoração da Ordem do Cruzeiro do Sul e também o título de Embaixador da Paz.

Foto: Reprodução InternetYuri Gagarin foi o primeiro homem a viajar para o espaço
Yuri Gagarin foi o primeiro homem a viajar para o espaço

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais