Como e onde surgiu o voleibol?

O vôlei foi criado para ser um "substituto" do basquete, por ser um esporte menos cansativo.
Foto: FIVB/DivulgaçãoO voleibol surgiu em 1895.
O voleibol se tornou um esporte olímpico em 1962.

O voleibol é um esporte muito praticado em todo o mundo. No Brasil, a equipe que representa o país tem um grande número de títulos, tanto na categoria masculina quanto na feminina. Grande parte das pessoas já ouviu falar do brasileiro Giba, do técnico Bernardinho, mas o que poucas pessoas sabem é como o vôlei surgiu.

Esse esporte foi criado pelo americano William G. Morgan, no ano de 1895, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Na época, ele era diretor de educação física da Associação Cristão de Moços (ACM), da cidade de Holyoke.

Quatro anos antes, o basquete havia surgido e ganhou grande popularidade entre os esportes. Porém, o jogo era muito cansativo, então Morgan pensou em uma alternativa para que pessoas mais velhas da ACM também pudessem fazer uma atividade física, mas de uma forma mais “light”. A sugestão partiu de um pastor chamado Lawrence Rinder.

Usando uma rede semelhante a do tênis, ela foi instalada no ginásio da instituição onde o seu criador era diretor, a uma altura de 1,98 metros. A bola utilizada era uma câmara de bola de basquete, porém, era muito pesada, então Morgan pediu para que a A. G. Spalding & Brothers fabricasse uma que fosse compatível com as características do novo esporte, que havia sido batizado de mintonette.

Cerca de um ano após a invenção do voleibol, duas equipes de Holyoke apresentaram o esporte em uma conferência entre diretores de educação física dos EUA, que aconteceu no Springfield’s College. A partir de então, a nova modalidade foi se espalhando por outras cidades de Massachusetts e também por outros estados norte-americanos.

Pelo fato de a ideia da atividade ser jogar a bola com as mãos, por cima da rede, de um lado para o outro, o Dr. A. T. Halstead sugeriu que o nome fosse alterado para ‘volley ball’.

No ano de 1986, pela primeira vez, um artigo falando sobre o jogo e suas regras foi publicado. O texto, de J. Y. Cameron, saiu na edição da “Physical Education” em Bufalo, Nova Iorque. A partir de então, o esporte foi ganhando novos adeptos e se difundindo pelo mundo. Fora dos EUA, o primeiro país a adotar o vôlei foi o Canadá. Na América do Sul, o esporte chegou primeiro ao Peru, no ano de 1910.

Foto: FIVB/DivulgaçãoO voleibol surgiu em 1895, em Massachusetts.
O voleibol surgiu em 1895, em Massachusetts.

Curiosidades sobre o vôlei

- As medidas da primeira quadra de vôlei eram as seguintes: 15,24m de comprimento e 7,62m de altura; a largura da rede era de 61 centímetros e seu comprimento 8,235m, ficando a uma altura do chão ao bordo superior de 1,98m.

- O primeiro campeonato mundial foi realizado na cidade de Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, e teve como campeão a Rússia.

- O primeiro campeonato sul-americano aconteceu entre os dias 12 e 22 de setembro de 1951, no estádio do Fluminense, no Rio de Janeiro.

- A FIVB (Federação Internacional de Volley Ball) foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris. Os países fundadores foram Brasil, Egito, Estados Unidos, França, Uruguai, Holanda Hungria, Iuguslávia, Itália, Tchecoslováquia, Romênia, Portugal e Polônia.

- A primeira vez que o voleibol foi disputado como um jogo olímpico foi em 1964, nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão. A modalidade foi admitida dois anos antes, no Congresso de Sofia.

- Entre saques, ataques e bloqueios, um jogador pula, em média, 70 vezes por partida.

- A primeira bola utilizada no esporte pesava entre 255 e 340 gramas. Hoje, o peso varia entre 260 e 260 gramas.

Aprenda: Quais as regras para jogar hóquei no gelo?

Descubra: Como o handebol foi criado?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

Compartilhe este artigo:

Veja mais