Como é o processo de fabricação do melado?

O melado é um dos diversos produtos feitos a partir da cana-de-açúcar.

O melado é um dos alimentos produzidos a partir da cana-de-açúcar. Ele é usado como um adoçante natural, sendo ingrediente de diversas receitas, por ser um alimento saudável e com menos calorias que o açúcar refinado.

Processo de fabricação do melado

A fabricação do melado está longe de ser uma das atividades mais exploradas no Brasil. O processo demanda tempo e possui diversas etapas, que são basicamente as mesmas da produção da rapadura. A primeira delas, obviamente, é a colheita da cana-de-açúcar.

Após a colheita, a cana passa por uma limpeza e, antes de ser moída, pelo processo de filtragem. Nessa etapa, é retirada a palha, barro ou qualquer outra impureza que possa conter no material.

Em seguida, ela é moída para que a garapa (caldo) seja retirado. A etapa seguinte é peneirar o líquido extraído do bagaço, para a retirada de impurezas. Posteriormente, ele é aquecido a uma temperatura de 70ºC. Durante o período de aquecimento, é adicionado entre 0,40 a 0,75 gramas de ácido cítrico por litro ao caldo, para evitar que a sacarose cristalize.

Após essa etapa, o produto descansa por cerca de 30 minutos para que aconteça a decantação das impurezas. Para que a purificação ocorra com mais eficiência, acrescenta-se 0,2 a 0,4 gramas de caloria por litro.

O próximo passo é retornar o caldo para a fervura, que é feita em tachos de ferro ou cobre, aquecidos em fornalhas de tijolos. Durante esse processo, as impurezas vão emergir, possibilitando que sejam retiradas, usando escumadeiras. Quanto maior o “capricho” do fabricante nessa etapa, melhor será a qualidade do melado e mais clara será a coloração do produto.

Com o aquecimento do caldo, ele ganhará consistência, se tornando um líquido mais grosso. A fervura é feita até que o produtor atinja o ponto desejado do melado. Em seguida, ele é colocado em recipientes, onde serão armazenados para comercialização.

Foto: iStockO melado é produzido a partir da cana-de-açúcar.
O melado é produzido a partir da cana-de-açúcar.

Benefícios do melado

O melado é um produto rico em nutrientes. Ele possui componentes como o cálcio, magnésio, zinco, fósforo, potássio e ferro, além de uma quantia moderada de calorias.

Seu consumo traz benefícios para a saúde, como a prevenção e combate a anemias, fortalecimento do sistema imunológico, favorecimento da contração muscular, controle da pressão, além de ajudar no relaxamento do corpo e no fortalecimento dos ossos.

Porém, apesar de ser um bom substituto para o açúcar comum, ele também precisa ser consumido com moderação (assim como todos os tipos de açúcares e adoçantes naturais). Pessoas com diabetes ou problema renal devem evitar seu consumo.     

Veja também: Como é feita a cachaça?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais