Como é o desenvolvimento de um bebê durante a gestação?

A formação de um bebê acontece em várias etapas, de acordo com o tempo de gravidez.

A gravidez é o início da vida de uma pessoa. Quando uma mulher fica grávida, começa um processo de transformação no corpo dela e uma nova pessoa começa a se desenvolver. A formação de um bebê acontece em várias etapas, de acordo com o tempo de gravidez. Confira:

6 semanas
Com seis semanas, o embrião possui o tamanho de um grão de lentilha, aproximadamente 4 milímetros. Nessa fase, o coração está desenvolvido e já está batendo.

10 semanas
O feto pesa cerca de cinco gramas e mede 31 a 42 milímetros. A partir desse tempo, começam a ser formados ossos, articulações, orelha e nariz. Os rins já começam a produzir urina.

12 semanas
O feto já está totalmente formado, mas ainda precisa desenvolver os órgãos internos. Ele pesa de oito a 14 gramas e mede aproximadamente 61 milímetros. Nessa fase, ele já consegue se mover, mas a mãe não consegue perceber por ainda ser muito pequeno.

14 semanas
Ele tem o tamanho de uma laranja, entre 80 a 93 milímetros. Seu peso é de cerca de 25 gramas. Durante essa fase, ele ainda não consegue abrir os olhos, mas já pode distinguir entre a claridade e a escuridão.

16 semanas
Pesando aproximadamente 80 gramas. O tamanho varia entre 108 e 116 centímetros. Nessa fase, em muitas gestações, já é possível identificar o sexo do bebê e ele já possui impressões digitais.

20 semanas
A partir dessa fase, o bebê começa a crescer mais rápido e as unhas, dentes e sobrancelhas começam a se formar. Ele já pesa 500 gramas e mede de 14 a 15 centímetros.

23 semanas
A criança já possui cerca de 22 centímetros. A audição do bebê já é bastante desenvolvida e ele se interessa pelos sons que acontecem fora da barriga da mãe. O som que mais consegue ouvir é o batimento cardíaco da mãe.

28 semanas
O feto já pesa pelo menos 1 kg e mede 25 centímetros. Os batimentos cardíacos do bebê podem ser ouvidos facilmente com o estetoscópio a partir dessa fase.

31 semanas
Com esse tempo, o peso do bebê é de cerca de 1,6 kg e o tamanho 28 cm. Ele já consegue abrir e fechar as pálpebras, mantendo-as abertas durante o período em que está acordado e fechando quando dorme.

32 semanas
Nessa fase, todos os sentidos do bebê já estão funcionamento perfeitamente. Ele pesa cerca de 1,8 kg e mede 29 centímetros.

36 semanas
Nessa reta final de gestação, a maioria dos bebês já está de cabeça para baixo, aguardando o momento do nascimento. Eles pesam cerca de 34 centímetros e 2,75 kg.

40 semanas
O bebê já tem cerca de 48 centímetros e, em média, 3 quilos. Ele já está totalmente formado, podendo viver tranquilamente fora do útero.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais