Como é o cerrado brasileiro?

Descubra um pouco sobre esse rico bioma brasileiro.

Nosso país é rico em diversidades de todos os tipos. Diversidade cultural, diversidade em sua fauna e flora, diversidade de clima, dentre muitas outras formas de diferenças.

O cerrado faz parte dessa lista de diferenças. Ele contrasta, principalmente, com a Floresta Amazônica e é a segunda maior formação vegetal do Brasil. Ele é semelhante a uma savana. Existem subdivisões do cerrado, como cerradão, campo cerrado, campo limpo, etc.

Foto: Reprodução InternetCerrado

Ele é um tipo de vegetação típico de locais com estações climáticas bem definidas e regiões de solo arenoso. Essas estações são divididas entre um período chuvoso, de outubro a abril, e um período de muita seca, de maio até setembro. O solo costuma ser pobre e bastante ácido.

É composto por árvores baixas, gramíneas e arbustos espaçados. A vegetação possui, em sua grande maioria, galhos retorcidos e folhas grossas e cobertas de ‘pelos’. As raízes são profundas e grossas. A flora do cerrado possui 11.627 espécies de plantas catalogadas por cientistas e pesquisadores.

Foto: Reprodução InternetCerrado

Esse tipo de vegetação é encontrado, sua maioria, na região centro-oeste do país, ocupando uma área de 203 milhões de hectares. Ele está presente principalmente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, mas também pode ser encontrado no oeste de Minas Gerais, sul do Maranhão e sul do Piauí.

Quando se trata de vida animal, o local também possui uma boa diversidade de espécies. São 199 tipos de mamíferos conhecidos, 837 espécies de aves, 1.200 espécies de peixes, 180 répteis diferentes e 150 tipos de anfíbios. Porém, devido ao desmatamento e destruição ambiental, muitas dessas espécies se encontram ameaçadas de extinção.

O cerrado também é importante socialmente. Muitas famílias vivem de seus recursos naturais, como populações indígenas, ribeirinhos, comunidades quilombolas, geraizeiros, babaçueiras e vazanteiros. Muitas sementes e frutas retiradas do cerrado brasileiro são comercializadas como forma de renda para essas pessoas, ajudando no sustento e sobrevivência das famílias.

Foto: Reprodução InternetCerrado

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais