Como é feito o azeite de oliva?

O azeite de oliva é um item muito utilizado na cozinha e um dos primeiros a serem criados.

O azeite de oliva é um dos principais ingredientes culinários e também um dos mais antigos do mundo. Estima-se que ele seja utilizado pelos homens desde 6.000 a.C. Ele, além de saboroso, é bastante saudável.

Fabricado a partir das azeitonas, o azeite de oliva é praticamente o óleo da fruta. O processo de extração desse óleo é bastante complexo e minucioso. A produção do azeite acontece em seis etapas.

1 – Colheita

Durante a primavera, a oliveira começa a florescer. O período de colheita vai do verão até o final do outono/início do inverno. As azeitonas são colhidas de duas maneiras: manual ou através de um sistema em que a árvore balança e as frutas caem sobre uma lona no chão.

2 – Transporte ao moinho

O segundo passo é levar as frutas para o local onde acontecerá a moagem. Os produtores precisam tomar cuidado para que a pele da fruta não se rompa, pois isso faria com que o processo de fermentação fosse iniciado, diminuindo a qualidade do azeite. O prazo ideal é que as azeitonas passem pela moagem em até 24h, para evitar uma acidez muito alta no azeite.

3 – Lavagem

Na terceira etapa, as azeitonas são levadas para serem lavadas. Nessa etapa, os frutos são selecionados e as folhas e galhos retirados.

4 – Moagem

Na moagem, os frutos são triturados com caroço, formando uma massa oleosa.

5 – Extração

Na quinta etapa, o azeite é extraído da massa. Essa extração pode acontecer de duas maneiras: através da pressão ou através da centrifugação, processo mais moderno, fácil e eficaz.

6 – Armazenamento

Na última etapa, o azeite é armazenado em recipientes vedados e mantidos em uma temperatura que varia entre 15 e 18 graus. Esse processo precisa acontecer em um ambiente fechado, evitando ter luminosidade no local.

Foto: iStock/Getty Imagesazeite de oliva

Números

- Para cada litro de azeite produzido, é necessário 5 kg de azeitona;
- Cada oliveira produz entre 15 e 50 quilos de azeitona por vez;
- Uma oliveira vive até 150 anos. A partir dos cinco anos ela já começa a produzir frutos, porém as azeitonas de maior qualidade começam a ser produzidas depois que a árvore alcança os 35 anos;
- Quando o azeite possui acidez inferior a 0,8% ele é considerado extra virgem, e quando acima disso, até 2%, é considerado virgem;
- Na Espanha, maior produtor de azeite de oliva do mundo, existem 250 espécies diferentes de azeitona;
- Os espanhóis produzem cerca de 800 mil toneladas de azeite de oliva todos os anos.

Veja também: Do que é feito o kani kama?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais