Como é a vida de um esquimó?

Saiba como vivem esses povos em baixas temperaturas.

Se você odeia frio, com certeza não gostaria de viver como um esquimó. Já pensou em sobreviver em um lugar cercado de gelo e frio para todos os lados? Você com certeza sentiria falta dos dias de praia e passeios no parque em dias de sol.

Os esquimós, também chamados de Inuítes, é um povo indígena e vivem no Ártico, uma das áreas mais geladas do planeta. Essa população não pertence a uma nação exata e eles habitam no extremo norte do planeta desde 5 mil a.C. A grande maioria deles vive em uma faixa litorânea de 3 mil km que fica na Sibéria, Groenlândia, Alasca e Canadá. Eles enfrentam diariamente, baixíssimas temperaturas, que podem chegar a até -45°C.

Eles são um povo bastante solidário e pacífico. São considerados nômades e sua família é patriarcal e poligâmica. Quando mais riquezas o homem possuir, mais mulheres ele pode ter.

Foto: Reprodução internetTrenó

Para sobreviver, eles se utilizam da caça e da pesca e seu meio de transporte é o trenó, na maioria das vezes, puxado por cães, a maioria da raça Husky, que se adapta muito bem ao frio. Os animais mais comuns de ser caçados são baleias, focas, morsas, aves e até mesmo ursos polares. As mulheres, por sua vez, ficam em casa e se dedicam a cozinhar e costurar. As roupas são feitas com pele de foca forradas com pele de ursos ou raposas.

Os esquimós aproveitam todas as partes de suas caças, desde carne, pele, ossos e até o intestino dos animais. Por causa da escassez de recursos, a maioria das vezes a carne é consumida crua. É desse hábito que vem o nome dos esquimós, que significa comedor de carne crua.

Foto: Reprodução internetIglu

Ao contrário do que imaginamos os esquimós não vivem exclusivamente em iglus. Eles vivem em tendas, mas podem construir casas com madeiras também. Os iglus, feitos de gelo, são mais usados como abrigo durante o inverno, quando é preciso sair para longe para conseguir alimento. Porém, uma parte dos esquimós vive permanentemente em iglus, principalmente os que vivem no Canadá. Os iglus são feitos com blocos de neve endurecida pelo frio e pelo vento.

Os esquimós acreditam que a natureza é controlada por espíritos e as crianças tem grande importância pra eles. Segundo as crenças, as crianças são a reencarnação de seus antepassados.

O jeito de enterrar os mortos desse povo é um tanto curiosa. Se uma pessoa morre de causas naturais, o corpo dela é deitado no chão para que a alma possa encontrar seu caminho para o submundo. Se ela morrer devido a uma doença, seu corpo é dividido em partes, colocadas cada uma em um local diferente.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais