Como é a Floresta Amazônica?

Conheça mais sobre nossa floresta. Confira seu tamanho e a quantidade de vida que nela habita.

Ocupando 49% do território brasileiro, a Floresta Amazônica tem cerca de 6 milhões de km², sendo praticamente do tamanho da Austrália.  Ela é considerada a maior floresta tropical do mundo e com certeza você já ouviu falar alguma coisa sobre essa tão importante floresta.

Além de pertencer ao Brasil, a floresta também ocupa outros nove países: Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. No Brasil ela é localizada nos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Acre, Pará e Roraima.

A Floresta Amazônica é heterogênea e nela existem cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas, mas estima-se que existam aproximadamente 20 mil espécies ainda não catalogadas pelos pesquisadores. Ela também é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, ao contrário de algumas florestas que perdem suas folhas durante o outono. Devido à quantidade de árvores existentes, sua densidade é elevada, fazendo dela uma floresta extremamente úmida.

Foto: Reprodução InternetFloresta Amazônica

É na Floresta Amazônica que se encontra a Bacia Amazônica, maior reservatório de água doce do mundo. Quase 1/5 de toda água doce do planeta flui através dos rios existentes nela.

Rica também em fauna, existem pelo menos 2 milhões diferentes de espécies de animais vivendo na Floresta Amazônica, muitas delas exclusivas dessa região. Somente nos rios, são encontradas mais de 3 mil espécies diferentes de peixes.

A população que mora na Floresta Amazônica também surpreende. São mais de 6,5 milhões de pessoas que vivem na região, incluindo indígenas e extrativistas.

Um dos pontos mais discutidos sobre a floresta atualmente, é em relação a sua maior ameaça: o desmatamento. A extração de madeira e o avanço da agricultura fazem com que grandes áreas sejam devastadas todos os anos, colocando em risco o ecossistema existente na região, sendo ele sua fauna, flora e também sua população.

Foto: Reprodução InternetFloresta Amazônica

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais