Como as rochas poderiam ser capazes de prever terremotos?

Veja como essa descoberta pode ajudar a evitar grandes tragédias quando acontece um terremoto.

O terremoto é uma catástrofe natural causada pelo movimento das placas tectônicas. Ele é considerado por muitos o pior dos desastres da natureza, pois não pode ser previsto da mesma maneira que um furacão, por exemplo.

Porém, alguns físicos descobriram que as rochas podem ser a chave para preverem os terremotos. Depois de analisar e observar o comportamento de muitos animais antes de terremotos, eles concluíram que as rochas liberam altos níveis de gás ozônio quando estão submetidas à pressão. Possivelmente, os animais conseguem detectar essa mudança na quantidade de gás ozônio e por isso, agem de maneira estranha.

Acredita-se que alguns tipos de rocha agem como semicondutores quando estão expostos a altas temperaturas e pressão. Elas são chamadas de rochas ígneas e se formam a partir do resfriamento do magma ou da lava. É através delas que acontecem as previsões de abalos no campo magnético. Quanto maior for o estresse do campo, maior será o pulso eletromagnético.

Se os estudos forem aperfeiçoados e estações de coletas de dados forem instaladas em determinados locais, seria possível detectar a variação e a movimentação das placas tectônicas com semanas de antecedência, podendo evitar grandes tragédias.

Foto: Pixabayrochas igneas

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais