Como aproveitar as cascas de alimentos?

Descubra como aproveitar esses "restos" de alimentos e desfrute de todos os benefícios das frutas e legumes.

Muitos dos alimentos que consumimos possuem cascas. Algumas, como a da maçã, podemos comer juntamente com a fruta. Outras, com a da banana, não podemos aproveitar da mesma forma. Essas cascas, na maioria das vezes, acabam indo parar na lixeira de nossas casas. O que muitas pessoas não sabem é que elas possuem uma grande quantidade de nutrientes, assim como as frutas.

A casca da maçã vermelha, por exemplo, é rica em vitaminas B, ácido fólico e substâncias bioativas. Esses elementos ajudam a manter as células do corpo jovens. A casca da banana é rica em fibras prébióticas, que aumentam as bactérias boas do intestino, ajudando em seu funcionamento.

Mas, como podemos aproveitar essas cascas que não consumimos junto com as frutas e vegetais?

Casca de banana: Pode ser utilizada para fazer brigadeiro, bolos, geleia, farofa, pães e outras receitas. Ela também pode ser usada na esfoliação da pele.

Casca de batata: Pode ser frita ou assada, como fazemos com as batatas, porém, nesse caso, a casca que é utilizada. Ela também pode ser usada em caldos e sopas. O inchaço dos olhos também pode ser diminuído com as cascas de batata.

Casca de abacate: A casca de abacate pode ser utilizada para hidratar a pele. Também é possível fazer molho para salada com a casca.

Casca de laranja: Poderá ser usada para fazer geleias, doces e extratos cítricos. Ela também pode ser usada para refrescar o rosto, porém, é preciso ter o cuidado de não sair ao sol sem limpar bem a região após a aplicação da casca da laranja. Ela pode ser usada para espantar mosquitos também.

Limão: Pode ser usado nos extratos cítricos. Ele também é ótimo para remover gorduras e limpar chaleiras. Assim como a casca da laranja, pode ser usada para dispersar os mosquitos do ambiente.

Todas as cascas: Se você mora em uma casa ou possui quintal, pode separar um cantinho do seu quintal e criar um esterco orgânico com as cascas. Ele servirá para adubar suas plantinhas e melhorar os nutrientes da terra.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais