Como acontece o fenômeno da aurora boreal?

A aurora boreal também é chamada de aurora austral. Aos olhos humanos, ela é um belo espetáculo de luzes e cores.

A aurora boreal é um fenômeno visual que acontece devido ao plasma solar. O resultado desse fenômeno é um belo céu cheio de cores. No sul, a aurora boreal tem o nome de aurora austral. Elas podem ser vistas no fim da tarde ou a noite, mas somente nas regiões onde elas ocorrem.

Esse fenômeno acontece quando o plasma, resultado das atividades solares, entra em contato com a atmosfera da Terra. Por meio dos ventos solares, um material é enviado para o nosso planeta de maneira contínua. Esse material é formado por elétrons, prótons e neutrinos. Juntos, eles formam uma grande energia. Os ventos solares são resultados de explosões e rompimentos que acontece devido à rotação do sol no sistema solar e são formados de partículas subatômicas de alta energia.

Foto: Reprodução InternetAurora boreal

Quando chegam até a Terra, o plasma esbarra na magnetosfera, camada que protege o planeta contra a agressividade de fenômenos que podem acontecer no espaço. Parte das partículas do plasma é desviada e outra parte interage com essa camada de campo magnético. O material que fica nesse campo magnético é direcionado para o Pólo Norte e para o Pólo Sul.

Quando chegam aos pólos, as partículas interagem com a atmosfera, causando a emissão de luz. A aurora polar acontece na ionosfera. O material vindo do sol colide com os íons de oxigênio e nitrogênio e acontece uma transferência de energia entre eles. É com esse processo que os elétrons nos átomos de oxigênio e nitrogênio emitem a luz que vemos da Terra. A cor da aurora irá depender da irradiação dos íons, que nem sempre são iguais. Ela pode ser vista em diversas cores.

A maioria das auroras acontece durante os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro, e também é mais comum durante as tempestades solares. Esse fenômeno pode acontecer também em outros planetas, e não somente na Terra.

Foto: Reprodução InternetAurora boreal

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais