Como a Polícia Militar foi criada no Brasil?

Veja como surgiu o órgão responsável pela segurança público e combate ao crime.

Responsáveis pela segurança da população e a ordem no país, os policiais militares fazem parte da vida dos cidadãos diariamente. Seja de forma indireta ou direta, todos dependemos deles. Seja para fazer nossa segurança, seja para atender algum chamado, eles estão sempre lá.

Os primeiros registros que contém algo envolvendo segurança pública são de 1530, quando uma organização se formou para realizar os serviços de proteção e manutenção da ordem pública.

A polícia militar brasileira surgiu a partir das Forças Policiais que existiam no Brasil Império. A corporação mais antiga da PM é a do estado do Rio de Janeiro, chamada de “Divisão militar da Guarda Real da Polícia do Rio de Janeiro”. Ela foi iniciada por Dom João VI, em maio de 1809, primeiramente, para proteger a família real.

Com o crescimento da população do Rio de Janeiro, a guarda se tornou permanente. Conforme as cidades iam crescendo, mais corpos militares da polícia eram criados, a fim de garantir a ordem e segurança da população. A denominação “Polícia Militar” foi criada e padronizada em 1946, com a Constituição após o Estado Novo. A PM foi se fazendo cada vez mais necessária de acordo com o crescimento do país, e hoje está presente em todos os estados brasileiros, desempenhando um importante papel.

Durante a ditadura, a polícia brasileira passou por mudanças e era subordinada ao Exército. Atualmente, a Polícia Militar é subordinada ao governador do Estado.

A admissão dos policiais militares no Brasil é feita através de concurso público. Porém, não é somente ser aprovado na prova teórica. É preciso ser aprovado também nos treinamentos práticos, antes de se tornar efetivamente um PM.

Foto: Reprodução InternetPolícia Militar

BOPE

Foto: Reprodução InternetBope

O BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais – é uma força de operação especial da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ele é a tropa de elite da polícia brasileira e ganhou fama depois do lançamento do filme que leva o mesmo nome, Tropa de Elite.

Ele foi criado em 1978, pelo coronel Paulo César Amendola, mas tinha o nome de NuCOE – Núcleo da Companhia de Operações Especiais. Em 1991, a instituição ganhou o nome de BOPE.

Para ingressar no Bope, é preciso que o indivíduo já seja um policial militar.

Uma das atividades mais realizadas pelo batalhão é a progressão em favelas, atividade que desempenham com muita facilidade. Os policiais do BOPE são bem equipados, sempre portando coletes, visores noturnos, armamento pesado, GPS, rádios comunicadores, coturnos especiais, etc. O peso total desse equipamento todo é cerca de 30 quilos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais