Cogumelos trazem benefícios para saúde; Veja os mais usados no Brasil

Nem todos os cogumelos podem ser consumidos, muitas espécies são extremamente tóxicas.

Os cogumelos naturais são ingredientes que estão cada vez mais ganhando espaço na culinária brasileira. Com sabores que variam entre suaves e fortes, eles podem ser usados em inúmeras receitas e combinados com os mais variados alimentos: carnes, queijos, macarrão, vegetais, etc. Em todo o mundo é possível encontrar cerca de 10 mil tipos diferentes de cogumelos. Confira abaixo os oito cogumelos mais utilizados no Brasil:

Champignon

Ele também é chamado de cogumelo-de-paris e é o mais utilizado pelos brasileiros. Ele pode ser facilmente encontrado em conserva, porém seu sabor fresco é diferenciado. Seu gosto é muito suave e agradável, e quanto maior foi o cogumelo, mais intenso será seu sabor.

Foto: Reprodução InternetO champignon também é chamado de cogumelo-de-paris.
O champignon também é chamado de cogumelo-de-paris.

Portobello

Ele é uma versão bem mais madura do champignon, tendo um tamanho bem maior e cor amarronzada. Apesar de ter uma textura bem firme, seu gosto é suave, mas não tanto quanto o do citado anteriormente. Em muitas receitas ele é utilizado como um substituto da carne, e também quando é feito na grelha ou na brasa.

Foto: Site Quinta BrancosO portobello é uma versão mais madura do champignon.
O portobello é uma versão mais madura do champignon.

Shiitake

Ele é o marco da comercialização de cogumelos comestíveis, visto que foi o primeiro a ser vendido. Normalmente ele é encontrado na forma desidratada, mas para hidratá-lo novamente basta deixá-lo em um recipiente com um pouco de água quente. Ele se popularizou no Brasil com a culinária japonesa e também pode substituir a carne, principalmente em sopas e molhos. Contém grande quantidade de fibras (cerca de 40%) e uma consistência esponjosa, que faz com que ele absorva o sabor de outros alimentos.

Foto: Reprodução InternetO shiitake é o primeiro cogumelo comestível que foi comercializado.
O shiitake é o primeiro cogumelo comestível que foi comercializado.

Hiratake

O hiratake é encontrado em matas brasileiras e possui um gosto suave, porém muito saboroso. É ótimo para ser consumido cozido ou empanado. Também considerado um dos menos populares, o cogumelo brasileiro pode ser encontrado em diversas cores, que variam desde o branco até o salmão. Além da variação de cores, seu tamanho é outro destaque, podendo ter um diâmetro de até dez centímetros.

Foto: Fungo ShopO hiratake é encontrado em matas brasileiras.
O hiratake é encontrado em matas brasileiras.

Maitake

Ele é um dos cogumelos menos populares no Brasil. De origem japonesa, ele possui sabor delicado, que remete ao cheiro das algas marinhas, e uma textura muito firme e crocante.

Foto: Chefs BlogO maitake possui um sabor bastante delicado.
O maitake possui um sabor bastante delicado.

Shimeji

A popularização deste cogumelo entre os brasileiros também aconteceu com o crescimento da culinária japonesa. Considerado um dos mais saborosos, ele é resistente ao cozimento e a forma de preparo mais simples é refogá-lo na manteiga. A cor do seu chapéu varia entre o branco e o cinza-escuro, mas isso não muda o sabor, somente o preço. Quando mais claro ele for, mais barato será.

Foto: Reprodução InternetO shimeji é um dos cogumelos mais saborosos.
O shimeji é um dos cogumelos mais saborosos.

Morchella

Sua aparência é bastante diferente dos demais cogumelos, lembrando uma ameixa seca. Seu sabor é bastante marcante e sua textura é agradável, normalmente sendo servido como um acompanhamento. Os principais consumidores desse cogumelo são os franceses. Para prepará-lo, basta refogar na manteiga.

Foto: Chefs BlogA aparência do Morchella é diferente dos demais cogumelos.
A aparência do Morchella é diferente dos demais cogumelos.

Cantarelo

Também é chamado de cogumelo canário devido a sua cor amarelo forte. Seu aroma é bastante agradável, assim como seu sabor, que é suave.

Foto: PixabayO cantarelo também é chamado de cogumelo canário.
O cantarelo também é chamado de cogumelo canário.

Benefícios para a saúde

Os cogumelos proporcionam diversos benefícios para a saúde de quem os consome. Os níveis de gordura, calorias e sódio que eles possuem é bastante baixo, além de conterem proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como o potássio, cobre, selênio e zinco.

Por ser baixo em gorduras e rico em fibras, ele é ótimo para quem quer controlar o peso, pois ajuda a manter o sistema digestivo funcionando. Ele ainda reduz o apetite e aumenta a saciedade.

Para quem tem diabetes, é um ótimo ingrediente para ser acrescentado na alimentação, pois ajuda a controlar os níveis de glicose e de insulina no sangue. Eles também contribuem para a redução do colesterol.

As fibras, potássio e vitamina C encontradas nos cogumelos, juntas, formam uma combinação benéfica para o sistema cardíaco. Eles ajudam a diminuir o risco de doenças cardíacas e reduzem a pressão arterial.

Os antioxidantes presentes nesse alimento são ideais no combate aos radicais livres, responsáveis por desencadear alguns tipos de câncer e doenças crônicas. O selênio contido nos cogumelos também possui ação anticancerígena, além de combater inflamações e diminuir o crescimento de alguns tumores.

Para finalizar, seu consumo ainda é benéfico para o sistema imunológico. Por conter selênio, a produção de linfócito T citotóxico aumenta (esse composto mata células que podem ameaçar o funcionamento correto do organismo).

ATENÇÃO!

Nem todos os cogumelos podem ser consumidos. Existem diversas espécies tóxicas. Jamais ingira um cogumelo cru. Para evitar intoxicações, pesquise a forma de preparo e o tipo de cogumelo antes de usá-lo!

Foto: Reprodução InternetCogumelos

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais