Descubra quais são as cinco maiores ilhas do planeta

Ao contrário do que os desenhos animados mostram, as ilhas podem ser muito mais que um pedacinho de terra com um coqueiro no meio. Ela pode abrigar milhões de pessoas.

Quando pensamos em uma ilha, geralmente, a imagem que nos vem à cabeça é aquela dos desenhos animados. Um pedacinho de terra onde só cabem duas pessoas e um coqueiro no meio. Porém, existem ilhas infinitamente maiores do que essas que fixamos em nossa cabeça durante a infância.

Segundo o dicionário, uma ilha é definida como uma extensão de terra firme cercada permanentemente por água doce ou salgada.

Muitas pessoas acham que a maior ilha do mundo é a Austrália, porém, devido ao seu tamanho, a grande maioria dos geógrafos a considera a parte continental da Oceania. O país possui 7.682.300 quilômetros quadrados.

Foto: Reprodução internetIlha

Veja agora quais as maiores ilhas do mundo.

1 – Groenlândia: Ela pertence à Dinamarca e tem 2 milhões de quilômetros quadrados. Ela é cercada pelo Oceano Atlântico e 85% de seu território é totalmente coberto de gelo. Essa camada de gelo pode chegar a 3 km de espessura. A ilha possui 55 mil habitantes.

2 – Nova Guiné: Com 786.000 km quadrados, essa ilha fica na Oceania e é dividida em duas partes. Na metade leste, fica a Papua Nova Guiné, país independente, e o lado oeste é uma província da Indonésia. Sua fauna é semelhante a da Austrália e 65% de seu território é coberto por florestas tropicais. Ela possui aproximadamente 7,6 milhões de habitantes.

3 – Bornéu: Sua extensão é de 743.294 quilômetros quadrados e possui pouco mais de 16 milhões de habitantes. Ela é dividida em quatro regiões políticas. A província de Kalimantan pertence a Indonésia, os estados de Sabah e Sarawak são da Malásia e o sultanato de Brunei é um país independente.

4 – Madagascar: Essa ilha ficou famosa depois do filme infantil Madagascar ser lançado. Ela é um país independente e fica no Oceano Índico, costa leste da África. Possui 17,4 milhões de habitantes, divididos em 18 grupos étnicos. Sua fauna e flora são riquíssimas, por ser um local bastante isolado geograficamente. Estima-se que 75% das plantas e animais encontradas na ilha não podem ser encontradas em outros lugares do mundo.

5 – Baffin: É um dos lugares menos habitados do Planeta Terra. Ela pertence ao Canadá e está localizada acima do Circulo Polar Ártico. Essa ilha possui 507.451 quilômetros quadrados. No inverno, sua temperatura pode chegar aos -40ºC.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais