Cinco lagos rosa que existem no Planeta Terra

Conheça esses lagos incríveis e surpreenda-se!

Quando falamos em lagos, logo imaginamos a água calma, tranquila e azul da cor do céu, refletindo a natureza ao seu redor. Porém, nem todos os lagos do mundo são de coloração azul. Existem também lagos em que a água tem cor amarelada ou marrom, devido a terra da região. Mas, ainda não é nesse lagos que queremos chegar.

Os locais que mostraremos a seguir são totalmente inusitados para nossa imaginação. Estamos falando de lagos com coloração rosa que podem ser encontrados em alguns locais do mundo. No geral, o “fenômeno” acontece devido a presença de certos tipos de algas e pela concentração de grandes quantias de sal na água.

Conheça agora cinco lagos que se destacam por terem pigmentação rosa e não o comum azul.

Lago Hillier, Austrália

Localizado na Middle Island, oeste australiano, o lago é considerado uma das maravilhas naturais da Austrália. Ele foi descoberto no ano de 1802, pelo capitão inglês Matthew Flinders, que comandava uma expedição na região. Apesar de nunca ter sido 100% comprovado, o motivo pela coloração rosa é o sal existente na água e a presença de algas, como a Dunaliella salina, e de bactérias, que se adaptam bem ao ambiente salino.

Foto: Reprodução internetLago Hillier

Hutt Lagoon, Austrália

Também na Austrália podemos encontrar outro lago com coloração rosa, no centro-oeste do país. O lago tem aproximadamente 14 quilômetros de comprimento e 2 km de largura. O lago possui a maior produção de microalgas do mundo, fato que explica porque sua água é rosa.

Foto: Reprodução internetHutt Lagoon

Masazirgol, Azerbaijão

Com 10 quilômetros de extensão, ele fica na cidade de Raion Qaradag. O sal existente em sua água é extraído para comércio.

Foto: Reprodução internetMasazirgol

Dusty Rose Lake, Canadá

Ao contrário dos outros lagos, a explicação para sua água cor-de-rosa é diferente. Localizado na Colúmbia Britânica, no Canadá, o lago não contêm a presença de algas e bactérias e sua água não é totalmente salgada. A coloração é proveniente da composição das rochas existentes nessa região e dos micro-fragmentos de rocha da geleira.

Foto: Reprodução internetDusty Rose Lake

Lago Retba, Senegal

A quantidade de sal desse lago, que fica no Senegal, país do oeste da África, é quase a mesma encontrada no Mar Morto. Essa quantidade de sal e a grande quantidade de microalgas são o que provocam o tom de rosa da água. Durante os meses de novembro a junho, é possível ver com maior nitidez a cor do lago. O lago possui três metros de profundidade e três quilômetros de extensão.

Foto: Reprodução internetLago Retba

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais