Em média, quantas vezes por dia uma pessoa se coça?

Apesar de não ser um assunto que desperta grande interesse por parte da medicina, algumas pesquisas e estudos tem revelado informações interessantes sobre esse tema.

A coceira é uma das reações mais comuns do nosso corpo. Estudos apontam que, em média, cada pessoa se coça 97 vezes por dia. Apesar de não ser um assunto que desperta grande interesse por parte da medicina, algumas pesquisas e estudos tem revelado informações interessantes sobre esse tema.

Confira abaixo cinco curiosidades sobre a coceira:

- Quanto mais a gente se coça, mais coceira nós vamos sentir. Isso acontece porque, quando nos coçamos, a pele libera histamina extra, o que envia ao cérebro mais sinais de coceira. Isso faz com que o ato de coçar a pele se torne um ciclo sem fim, podendo causar sérias lesões na pele. A histamina também é liberada quando nosso corpo tem contato com animais ou plantas, causando reações em nosso corpo.

Aprenda: Por que nem todos os machucados doem?

- A coceira possui uma rede nervosa própria. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que ela compartilhava a mesma rede de nervos da dor, porém, um estudo feito em 1997 apontou que essa reação do nosso corpo possui suas próprias fibras nervosas, que enviam sinais de forma mais lenta. Enquanto os sinais de tato viajam a 320 km/h, os da coceira percorrem nosso corpo a uma velocidade de 3,2 km/h.

- Apesar de não ser uma sensação agradável, a coceira é importante para o nosso corpo, pois é uma maneira de lidar com invasores. O ato de se coçar ajuda a afastar insetos e plantas venenosas. Essa ação também faz com que os vasos sanguíneos se expandam, limpando a toxina invasora com a entrada de um maior número de glóbulos brancos e plasma na corrente sanguínea.

- Assim como bocejar, a coceira também é contagiosa. Essa informação foi comprovada depois que cientistas colocaram ratos para “assistir” vídeos de outros indivíduos da mesma espécie se coçando. Em poucos minutos, a coceira surgiu no grupo que estava assistindo as imagens. Esse contágio acontece por causa de uma pequena parte do nosso cérebro, chamada de núcleo supraquiasmático.

- Quando reagimos a coceira nos coçando, na serotonina é liberada no cérebro. Por causa dela, sentimos uma sensação de prazer quando coçamos a pele. Além disso, um estudo publicado no British Journal of Dermatology apontou que a melhor região do corpo para ser coçada é o tornozelo.

Descubra: Uma pessoa pode ter câncer no coração?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais