Cinco curiosidades sobre o super-herói Shazam

O "novo" personagem possui muita história. Confira!

Lançado no começo de abril, o filme Shazam é bastante diferente dos demais filmes de super-heróis. Com um tom de comédia, ele conta a história de Billy Batson, que recebeu poderes de um velho mago. Cada vez que a palavra Shazam é pronunciada, o personagem se transforma em uma poderosa versão de si mesmo.

Confira abaixo cinco curiosidades sobre esse personagem, que promete fazer sucesso entre os heróis da DC Comics.

1 – Shazam não é um super-herói novo

O filme sobre o “novo” personagem da DC Comics foi lançado nos cinemas no dia 4 de abril de 2019, mas ao contrário do que muitos sabem, o personagem já é bastante antigo. Ele foi criado em 1940, apresentando ao mundo Billy Batson, um órfão que, aos 14 anos, foge dos abrigos em que é colocado buscando encontrar sua família biológica.

Foto: Reprodução InternetShazam
Shazam ganhou super-poderes de um velho mago.

2 – O personagem não foi criado pela DC Comics

A responsável pela criação de Shazam foi a editora Fawcett Comics e sua primeira aparição foi em fevereiro de 1940, na revista Whiz Comics nº 2. O personagem fez sucesso e, em alguns momentos, a revista teve mais vendas do que os HQs do Superman.

Em 1941, a DC encontrou com um processo contra a editora a acusando de plágio. A briga judicial durou 12 anos e a Fawcett acabou desistindo de publicar as histórias do super-herói. Em 1972, a DC Comics adquiriu a licença para publicar as histórias de Shazam e, posteriormente, comprou 100% dos direitos do personagem.

3 – Nome original era Capitão Marvel

Quando começou a ser criado, em 1939, o personagem recebeu o nome de Capitão Trovão. Antes de ser publicado pela primeira vez, o desenhista Pete Constanza sugeriu que o nome fosse alterado para Captain Marvellous. A editora aprovou a sugestão, mas abreviou o nome para Marvel, nome pelo qual o personagem se popularizou. Posteriormente, o nome do personagem se tornou um problema, pois quando a DC voltou a publicá-lo, a Marvel já utilizava tal nome.

Com esse fato, a editora alterou o nome do personagem par Shazam, fazendo uma reformulação radical em 2011, para que o antigo nome fosse totalmente esquecido e inutilizado.

4 – O nome Shazam tem ligação com os super poderes do personagem

O nome Shazam é um acrônimo sobre os poderes de Billy Batson: sabedoria de Salomão, força de Hércules, resistência de Atlas, poder de Zeus, coragem de Aquiles e velocidade de Mercúrio.

5 – Anteriormente, o personagem já apareceu nas telinhas por duas vezes

A primeira vez que Shazam apareceu nas telinhas foi em 1941, quando ainda era conhecido como Capitão Marvel. Um seriado de 12 episódios chamado Adventures of Captain Marvel passou nos cinemas norte-americanos e contava a história do super-herói, que enfrentava um vilão chamado Escorpião.

A segunda vez foi no período de 1974 a 1977, em uma série para televisão.

Veja também: 10 curiosidades sobre a Capitã Marvel

Oito curiosidades sobre a série La Casa de Papel

Foto: Reprodução InternetShazam

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais