Cinco benefícios que a luz solar proporciona para as pessoas

O Sol, além de iluminar a Terra, ainda contribui para a saúde dos seres humanos.

Um dia ensolarado pode ser bem quente e nos fazer procurar as melhores sombras e, se possível, um ambiente com ar-condicionado. Apesar do sol estar há quase 150 milhões de quilômetros do Planeta Terra, o sol está presente em nossa vida de forma bastante intensa, e por isso cuidados são necessários.

Porém, engana-se quem pensa que o sol serve apenas para iluminar nosso planeta. A estrela central do Sistema Solar nos proporciona outros benefícios, como ser uma rica fonte de vitamina D.

Confira abaixo alguns benefícios de ficar exposto ao sol por pelo menos alguns minutos todos os dias (claro, nos horários em que o sol está mais “fraco” e fazendo uso do protetor solar!).

1 – Ajuda a fortalecer os ossos

Por ser uma rica fonte de vitamina D, o sol contribui para o fortalecimento dos ossos do nosso corpo. Com essa vitamina adquirida através do sol, o tecido ósseo consegue absorver o cálcio e o fosfato dos alimentos, que são minerais essenciais para a saúde dos ossos, músculos e dentes.

2 – Controla o ritmo circadiano

O ritmo circadiano são os ciclos de 24h que regulam nosso corpo de acordo com o movimento rotacional do Planeta Terra. Esses ciclos afetam todo nosso corpo, desde o momento em que vamos dormir até o instante em que estamos fazer a liberação de hormônios.

Sem luz, nosso corpo continua realizando os ciclos, mas com a iluminação emitida pelo sol, nosso corpo responde de maneira mais rápida e eficiente. A luz contribui para que diversas funções biológicas de nosso organismo sejam “ativadas”.

3 – Evita insônias

Se a luz emitida por computadores e celulares é uma forte inimiga do sono, a luz solar faz a função oposta. O neurocientista Matthew Walker é famoso por fazer pesquisas relacionadas ao sono e, segundo ele, a luz do dia ajuda a controlar os padrões diários do sono. Uma hora de exposição solar durante a manhã pode contribuir para que a insônia noturna aconteça.

4 – Ajuda a dormir e acordar

Quando a luz solar começa a aparecer durante a manhã, nosso cérebro emite sinais para o corpo que fazem com que ele desperte e gera um estado de vigília. Ao fim do dia, quando a luz solar vai desaparecendo, nosso corpo entende que é hora de liberar a substância química que contribui para o sono, chamada de melatonina.

5 – Deixa as pessoas bem humoradas

Não é à toa que a maioria das pessoas caracterizam os dias chuvosos como tristes e depressivos. A luz solar ajuda a aumentar os níveis de serotonina, uma substância química que gera a sensação de bem estar. Consequentemente, quando nos sentimos bem, nosso humor tende a melhorar. Ou seja, se você começou seu dia de uma forma não muito legal, fique alguns minutos no sol, não irá resolver os problemas, mas com certeza fará você se sentir melhor!

Foto: Reprodução InternetA luz solar traz benefícios para nossa saúde, porém deve ser aproveitada nos horários corretos e fazendo uso de protetor solar.
A luz do sol traz benefícios para nossa saúde, porém deve ser aproveitada nos horários corretos e fazendo uso de protetor solar.

Agora que você já sabe quais são os benefícios da luz solar, veja algumas curiosidades sobre o sol:

- O Sol é 332.900 vezes maior que o Planeta Terra;

- A temperatura externa do Sol varia de 5.500 a 6 mil graus Celsius e, em seu núcleo, ela pode chegar aos 15 milhões de graus Celsius;

- A luz solar leva apenas 8 minutos para chegar até nosso planeta;

- O Sol viaja a uma velocidade de 220 quilômetros por segundo.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais