Centralia: a cidade onde um incêndio não se apaga nunca

O motivo do fogo contínuo é um aterro sanitário e minas de carvão espalhadas pela cidade toda.
Foto: Reprodução InternetCentralia

Quando acontece um incêndio em uma casa, floresta ou qualquer outra coisa, nossa primeira atitude é chamar os bombeiros. Mesmo que leve horas ou dias, o fogo sempre acaba sendo controlado. Porém, essa afirmação não é totalmente absoluta.

Desde 1962, um incêndio infinito acontece na cidade de Centralia, localizada na Pensilvânia, nos Estados Unidos da América. Não há equipe de bombeiros no mundo capaz de extinguir totalmente o fogo.

Qual o motivo disso? Segundo a Revista Super Interessante, a explicação está em um aterro sanitário. No local, se acumulava toneladas de lixo e a Prefeitura da cidade não sabia como dar fim aquilo. Para piorar a situação, o feriado do Memorial Day estava chegando (a data é uma homenagem aos militares mortos em confrontos) e o cemitério onde os guerreiros estavam enterrados, ficava ao lado do local escolhido para ser o depósito de lixo.

A população local também estava incomodada com a situação, devido ao fedor que o lixo deixava nas proximidades. Para acabar com as queixas e deixar uma boa impressão no dia do feriado, as autoridades decidiram queimar o lixo. Bombeiros amadores receberam seis dólares para apagar o fogo do local quando o lixo já estivesse totalmente queimado.

Porém, um detalhe ocasionou um incêndio sem fim: o aterro estava naquele local, pois lá já havia um buraco enorme, feito por uma antiga mina de carvão que existia na área anteriormente. Para poder tornar aquele local um depósito de lixo, algumas medidas de segurança deveriam ter sido tomadas, para evitar o contato do lixo com os buracos que, antigamente, eram minas. Fazer o que a lei manda custaria muito caro, então as normas foram ignoradas.

Quando o lixo começou a pegar fogo, as camadas mais profundas se transformaram em brasas, que “caíram” nas galerias das minas, onde os bombeiros não tinham acesso. Dois dias após o incêndio, devido ao calor, as brasas acenderam novamente o fogo, que nunca mais conseguiu ser controlado, pois as chamas se alastraram através de uma rachadura no solo, alcançando diversas galerias, de diversas minas.

Devido ao fogo, a cidade precisou ser abandonada. Apesar de ainda ser possível encontrar casas e ruas em Centralia, não há um morador sequer. Antes do acidente, o local era bastante próspero e sua principal atividade econômica eram as minas de carvão.

Foto: Reprodução InternetCentralia

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais