Baleia com patas existiu no Planeta Terra há 42 milhões de anos

Batizada cientificamente de Peregocetus pacificus, a espécie podia viver tanto na terra como na água.

As baleias são animais adoráveis. Esses mamíferos estão entre os cinco maiores animais marinhos existentes no planeta. Enormes, elas possuem diversas espécies diferentes nadando pelos oceanos. O que poucas pessoas sabem é que as baleias já tiveram patas em um passado distante.

Batizada cientificamente de Peregocetus pacificus,a espécie viveu há cerca de 42 milhões de anos. Sua existência foi descoberta graças há fósseis encontrados por pesquisadores. No Peru, um exemplar encontrado é considerado o mais completo, possibilitando que estudos a respeito do animal sejam realizados.

Os primeiros levantamentos apontam que o animal possuía um estilo de vida semi-aquático. Ele possuía pernas e pés com cascos, capazes de suportar o peso da espécie de baleia, mas também uma cauda, que ajudava na movimentação dentro da água.

Foto: Alberto Gennari/BBCPeregocetus pacificus é uma espécie de baleia que viveu há 42 milhões de anos.
Peregocetus pacificus é uma espécie de baleia que viveu há 42 milhões de anos.

Outro diferencial dessa espécie é que ela possuía um longo focinho e dentes bastante afiados, o que sugere que ela se alimentava de crustáceos e peixes. Apesar de ela ainda comer esses animais, sua principal fonte de alimentos é o krill.

Com o passar dos anos e da evolução das espécies, esses animais sofreram muitas mudanças, sendo a principal delas a perda da capacidade de sobreviver na terra. Provavelmente, as pernas e patas foram eliminadas da espécie porque atrapalhavam na hora de nadar. Sem elas, os movimentos são mais eficientes.

Em um primeiro momento, as patas traseiras ainda eram úteis, pois possibilitavam que o animal retornasse para a terra para descansar. Porém, com a nova forma de vida, as patas da frente foram se transformando em barbatanas e as traseiras totalmente eliminadas.

Na medida em que foram evoluindo, elas também foram se dispersando para diferentes regiões do planeta, além de se transformarem em diferentes espécies de baleias.

Saiba também: Curiosidades sobre a baleia jubarte

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais