As 10 igrejas mais famosas do mundo

Se você é fã de arquitetura, apaixone-se pelo design das 10 igrejas mais famosas do Planeta Terra.

As igrejas são construções que vão além de ser um local religioso. Muitas são sinônimas de poder e de arte. Com engenharia encantadora e de diversos estilos, muitas igrejas pelo mundo se tornaram verdadeiros pontos turísticos. Independente da religião ou da crença, os turistas sempre estão interessados em conhecer a estrutura e, normalmente, saem do local encantados.

Conheça agora as 10 igrejas mais famosas encontradas pelo mundo. Cada uma possui uma beleza única, sendo a grande diferença entre elas o maior destaque.

1 – Sagrada Família: Patrimônio Mundial da UNESCO, ela fica na cidade de Barcelona, na Espanha. Ela começou a ser construída no ano de 1882 e foi projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí. Sua construção não foi finalizada até hoje, mas a previsão de conclusão é 2026. Quando for concluída, a igreja terá 170 metros de altura.

Foto: Reprodução InternetSagrada Família
 

2 – Catedral de São Basílio: Localizada na Praça Vermelha, em Moscou, na Rússia, ela foi construída exatamente no centro da cidade. Ela é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1990 e sua construção começou em 1555 e foi finalizada em 1561. A construção da catedral foi ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astracã. Sua principal característica são as cores, algo incomum para uma igreja.

Foto: Reprodução InternetCatedral de São Basílio
 

3 – Catedral de Notre-Dame: Uma das principais atrações turísticas da França, ela foi construída no período medieval. É uma das catedrais mais antigas que possuem o estilo gótico. Sua construção foi iniciada em 1163, em homenagem a Maria, mãe de Jesus. Ela fica em uma pequena ilha, rodeada pelas águas do rio Sena.

Foto: Reprodução InternetCatedral de Notre-Dame
 

4 – Basílica de São Pedro: Localizada na cidade do Vaticano, ela é a sede onde fica o Papa. Ela foi projetada pelo artista Michelangelo e possui a cúpula mais alta do mundo, com mais de 136 metros. Sua arquitetura possui estilo renascentista e barroco. Ocupa uma área de cerca de 23 000m² e pode abrigar mais de 60 mil pessoas. Sua construção aconteceu de 1506 a 1626.

Foto: Reprodução InternetBasílica de São Pedro
 

5 – Abadia de Westminster: Patrimônio Mundial da UNESCO, ela fica em Londres e foi construída no século 10. Com estrutura de estilo gótico, a construção é um dos edifícios mais emblemáticos e importantes do país. Sua construção aconteceu no século XI e reformada e concluída entre os séculos XIII e XIV. O local também serve para enterro e coroação da família real e heróis nacionais.

Foto: Reprodução InternetAbadia de Westminster
 

6 – Catedral de São Paulo: Construída no ponto mais alto da cidade de Londres, ela é a Sede do Bispo da Igreja da Inglaterra. A igreja atual foi construída no século 17, porém, antes dela existia outra, construída em 604 d.C. Seu estilo é o neoclássico barroco e ela foi projetada pelo arquiteto Christopher Wren. Foi na catedral que aconteceu o casamento do Príncipe de Gales com Lady Diana Spencer, em 1981.

Foto: Reprodução InternetCatedral de São Paulo
 

7 – Basílica da Natividade: Com construção iniciada em 327 d.C., a igreja fica em Belém, na Palestina e é uma das mais antigas do mundo ainda em uso. Apesar de não receber tantos turistas por causa dos conflitos existentes na região, ela é muito conhecida, pois foi construída sobre uma caverna, que se acredita que ela esteja no local onde Jesus nasceu. Ela também é Patrimônio Mundial da UNESCO e, atualmente, pertence a Igreja Ortodoxa Oriental, a Igreja Armênia e a ordem dos monges franciscanos.

Foto: Reprodução InternetBasílica da Natividade
 

8 – Igreja do Santo Sepulcro: Um dos locais mais sagrados para os cristãos, ela fica no Quarteirão Cristão, na Cidade Velha, dentro de Jerusalém, em Israel. Ela também é conhecida como Igreja da Ressureição, por ter sido construída na terra onde Jesus foi crucificado e onde ressuscitou. Ela é administrada e repartida entre as igrejas Católica Romana, Ortodoxa, Armena, Ortodoxa Copta, Ortodoxa Siríaca e Ortodoxa Etíope. Sua arquitetura é de estilo romano.

Foto: Reprodução InternetIgreja do Santo Sepulcro
 

9 – Basílica de São Marcos:Localizada na Praça de São Marcos, na cidade de Veneza, Itália, ela foi construída no ano de 1650. Sua arquitetura bizantina atrai centenas de turistas. A igreja “original” foi construída em 832 d.C. e reconstruída diversas vezes desde então. Ela é a sede da arquidiocese católica romana de Veneza desde o ano de 1807.

Foto: Reprodução InternetBasílica de São Marcos
 

10 – Hagia Sophia: Localizada em Istambul, na Turquia, ela atualmente é um museu nacional. Porém, ela já foi uma Igreja Ortodoxa Grega, Igreja Católica Romana e também uma Mesquita. Sua construção foi iniciada em 537, mas só foi finalizada em 1453. Sua arquitetura é predominantemente bizantina. Quando construída, durante o Império Binzantino, o objetivo é que a construção fosse a Catedral de Constantinopla.

Foto: Reprodução InternetHagia Sophia
Fonte: Top 10 Mais

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais