Aprenda algumas informações e curiosidades sobre a baleia jubarte

As baleias jubarte são muito vistas na costa brasileira, pois migram para o local durante a época de reprodução.

A baleia jubarte é uma espécie de mamífero muito conhecida e que tem sido protegida constantemente por causa de seu risco de extinção. Seu número de indivíduos reduziu significativamente devido à caça industrial. Em 1966, sua população foi diminuída em 90%. Em 1986, a caça da espécie foi proibida.

1 – O nome científico da baleia jubarte (Megaptera novaeangliae)significa “grandes asas da Nova Inglaterra”, pois foi lá que o animal foi visto pela primeira vez.

2 – Sua gestação dura cerca de 11 meses e o filhote normalmente costuma medir 4 metros e pesar 1,5 tonelada. Um adulto pode medir até 16 metros e pesar 40 toneladas.

Foto: Reprodução Internet/Bruno Gavabaleia jubarte
 

3 – O local favorito para reprodução desses animais é no litoral da Bahia, em Abrolhos, no Oceano Atlântico. Enquanto está na costa brasileira, a baleia não se alimenta, se mantendo apenas com a gordura do corpo.

4 – Durante a época de reprodução acredita-se que aproximadamente 11 mil baleias venham para o litoral do Brasil.

5 – Ela se alimenta de krill e pequenos peixes, principalmente nas regiões polares. Elas costumam se reunir em grupos, que cercam os cardumes de krill, sendo mais fácil capturá-los.

6 – Cada baleia come cerca de 1 tonelada de krill diariamente e um filhote mama entre 100 e 400 litros de leite por dia.

Foto: Reprodução Internetbaleia jubarte
 

7 – Todos os anos, elas migram aproximadamente 25 mil quilômetros, em busca de águas mais quentes, para que a reprodução aconteça.

8 – Esse mamífero possuem uma espécie de “impressão digital”, para que seja possível diferenciá-las. Fica nas nadadeiras caudais, cada animal tendo detalhes exclusivos, sendo possível distinguir os indivíduos.

9 – A comunicação da espécie acontece através do canto. Segundo estudos, esse canto é tão complexo que pode possuir “frases” completas e que se repetem.

10 – A expectativa de vida desse animal é de 40 anos.

11 – As baleias costumam saltar e, nesses saltos, é possível que elas coloquem 2/3 de seu corpo para fora d’água.

Foto: Reprodução Internetbaleia jubarte
 

12 –  Ela habita todos os oceanos: Atlântico, Pacífico, Antártico, Ártico e Índico.

13 – A baleia jubarte também é conhecida como baleia-corcunda ou baleia-cantora.

14 – Ela foi vista e descrita pela primeira vez em 1781, na Inglaterra, pelo naturalista alemão Georg Heinrich Borowski.

15 –  Segundo pesquisadores canadenses, as baleias fêmeas possuem “melhores amigas”, que se reúnem anualmente para compartilhar alimento e fazer companhia umas as outras.  

Foto: Reprodução Internetbaleia jubarte
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais