Agosto o mês do desgosto? O mês é o recordista no quesito divórcio

Se maio é o mês que bate recordes de casamentos, agosto é o recordista dos divórcios.

Qual o mês que demora uma vida para terminar? Agosto. Certamente você já ouviu a crendice que diz que agosto é um mês agourento. Mas o que nunca imaginamos é que houvesse embasamento teórico para isso certo? Mas existe e vamos explicar o motivo.

A expressão “agosto mês do desgosto” vem dos nossos amigos portugueses. Originalmente a expressão era: casar em agosto traz desgosto. Pois as caravelas partiam para o novo mundo bem nessa época. Logo quem se casava no mês de agosto não podia ter lua de mel e as noivas ainda corriam um serio risco: ficarem viúvas.

Foto: GoogleDivórcio
Divórcio

Se maio é o mês que bate recordes de casamentos, agosto é o recordista dos divórcios. Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), instituição responsável pelos cartórios de notas, no mês de agosto a chances de acontecerem  divórcios são em dobro.

Os números mostram que desde 2007 o mês de agosto formalizou 40.017 divórcios.  A estatística aponta que as chances de separação chegam a 19% no segundo semestre do ano.
Outro fator de “incentivo” foi a Lei n° 11.441, instituída em 2007 que permitiu a realização de inventários, partilhas, separações e divórcios nos cartórios de nota. Apesar do divorcio ser legalizado no Brasil desde 1977, o processo ainda era muito burocrático.

Conforme o psicólogo especializado em relacionamentos, Ailton Amélio da Silva, professor da UPS (Universidade de São Paulo). Agosto está longe de datas importantes para a família, como o Natal.  Outra hipótese é a chamada “ressaca” do dia dos Namorados. O Psicólogo percebeu que os problemas de relacionamento entre os pacientes da clinica eram maiores depois dessa data. A justificativa seria que a época trás certa reflexão do “amor perfeito” tão vendido pela mídia, o que levaria os casais começarem a reavaliar o relacionamento como um todo. Resultando em divórcio, para alguns casos.

Para quem já está com sua alma geme, só resta torcer por agosto e seus maus presságios passarem logo. E que venha setembro e a primavera!

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

Compartilhe este artigo:

Veja mais