12 curiosidades sobre as cigarras

No mundo, existem cerca de 1500 espécies de cigarras. Veja algumas curiosidades sobre elas.

Veja algumas curiosidades sobre as cigarras.

1 - As cigarras passam a maior parte de sua vida embaixo da terra. Depois de eclodirem dos ovos que são colocados em árvores, elas vão para o solo e entram na terra. Elas ficam cerca de um ano embaixo da terra.

2 – As cigarras norte-americanas ficam embaixo da terra por um período de 17 anos, e depois que passam para a fase adulta, sobrevivem por no máximo três semanas.

3 – Enquanto estão embaixo da terra, elas se fixam em raízes de árvores para sugarem a seiva e se manterem alimentadas.

4 – Depois de sair do subsolo, elas se fixam em troncos de árvores, onde abandonam seu corpo de ninfa, deixando na natureza uma espécie de casca (algo parecido com a troca de pele das cobras) e assumindo o corpo de uma cigarra adulta. Essa troca de casca pode levar de 2 a 48 horas.

5 – O canto das cigarras é a maneira dos machos atraírem as fêmeas para a reprodução. A reprodução desse inseto acontece nos períodos mais quentes do ano.

6 – O macho das cigarras é o animal que produz o som mais alto, podendo ser ouvido a uma distância de 500 metros, e podem atingir até 120 decibéis com seu canto estridente. As cigarras fêmeas também cantam, mas bem mais baixo que os machos.

7 – Quando não encontram uma fêmea, os machos podem copular com outros machos ou até mesmo com cadáveres de cigarras fêmeas.

8 – Uma cigarra fêmea põe de 400 a 600 ovos.

9 – Os ouvidos das cigarras ficam localizados no estômago do inseto.

10 – Existem cerca de 1.500 espécies de cigarras no mundo.

11 – O tamanho das cigarras vai de 15 milímetros até 65 centímetros de comprimento, podendo chegar a uma envergadura de 10 centímentros, de acordo com cada espécie.

12 – O habitat preferido das cigarras são as florestas tropicais e plantações, onde podem se tornar uma praga, destruindo as lavouras.

Foto: Reprodução InternetCigarras

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais