10 fatos históricos sobre a pizza
A pizza é um prato tão importante para a gastronomia que ganhou até um dia para ser comemorada: 10 de julho.
A pizza está na lista de pratos favoritos em muitos países do mundo. Nós, do Dr. Curioso, temos 99% de certeza de que você, que está lendo essa matéria, também gosta do prato. O que nós não sabemos é se você conhece os 10 fatos sobre a pizza que iremos relatar abaixo.
Esse alimento é tão popular que tem um dia dedicado para ele: dia 10 de julho. A data foi instituída em São Paulo, em 1985. O secretário de turismo da época, Caio Luís de Carvalho organizou um concurso estadual em que seriam escolhidas as 10 melhores receitas dele nos sabores mussarela e margherita. O evento foi um sucesso e, então, o Dia da Pizza foi criado.

Hoje, o número de sabores criados para esse prato são incontáveis. É possível encontrar pizzas doces, salgadas, com borda, com borda vulcão, com massa fitness, em diversos formatos e tamanhos, etc. Basta apenas um pizzaiolo criativo para todos os paladares possíveis ficarem felizes.
Para comemorar essa data, além de pedir uma para o jantar, o Dr. Curioso traz para você 10 fatos históricos sobre a pizza. Confira:
1 - A origem exata da pizza ainda deixa historiadores em dúvida. Apesar de ela ter se tornado popular na Itália, acredita-se que os egípcios foram os primeiros a criarem uma versão do prato. Os hebreus e chineses também estão na lista de possíveis inventores desse alimento. Por volta de 6 a.C., soldados utilizavam seus escudos para assarem uma espécie de pão achatado parecido com a massa de pizza. Na Itália, ela surgiu inicialmente como um alimento de pessoas de baixa renda.
2 - Acredita-se que a pizza surgiu “sem querer”, quando os italianos tentavam fazer uma adaptação da receita de focaccia (um dos pães mais antigos e populares do país).
3 - No formato que conhecemos hoje – com molho, queijo e outros ingredientes –, a pizza surgiu por volta de 1.520, em Nápoles, na Itália. Desde que surgiu, sua receita já passou por diversas transformações e adaptações.

4 - A primeira pizzaria do mundo foi fundada em 1830, em Nápoles, e se chama Antica Pizzeria Port’Alba. Sua fundação foi registrada para que, ao contrário da pizza, não houvessem dúvidas quanto à sua história. O estabelecimento funciona até hoje e é um dos locais favoritos dos moradores locais e turistas.
5 - As primeiras pizzas não levavam molho de tomate em seu recheio. Esse ingrediente só vou integrado no prato no século XVI, quando o uso da fruta se popularizou pela Europa.
6 - Alguns escritores relataram como era a pizza há muitos anos atrás. No século 3 a.C., o historiador romano Marcus Porcius Cato a descreveu como “massa lisa, rodada, temperada com azeite, ervas e mel e cozida na pedra”.
7 - Durante o século XIX, a pizza caiu no gosto dos italianos e chegou a ser a base das refeições, sendo consumida no café da manhã, almoço e janta!

8 - Um campeonato foi criado somente para eleger os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo. Ele se chama World Championship Pizza e possui uma espécie de Hall da Fama para os destaques no mundo da pizza.
9 - Como já citado, a pizza inicialmente era um prato consumido somente por plebeus. Somente no final do século XIX a nobreza passou a degusta-la, após o pizzaiolo Raffaele Esposito ganhar fama e reconhecimento.
10 - Esposito conseguiu tornar a pizza um prato aceito entre total as classes sociais depois de criar três versões de pizza que seriam servidos para a rainha Margherita de Sabóia e ao rei Umberto I. Foi nessa oportunidade que ele criou a pizza de margherita e, como forma de homenagear a Itália, utilizou as cores da bandeira no recheio – o verde é representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho pelo tomate. Esperto, né? Foi um sucesso e esse sabor é um dos mais consumidos até hoje.
Sabores estranhos de pizza
Além de algumas curiosidades, nós também fizemos uma lista com os sabores de pizza mais incomuns e bizarros que podem ser encontrados pelo mundo:
- Pizza de sushi: Talvez esse seja um dos sabores mais incomuns, mas, acredite ou não, é gostoso (já provamos hehehe). A pizza leva, além de queijo e molho de tomate, peças de sushi e molho shoyu.

- Pizza de pétalas de rosas: Ela faz parte do cardápio de pizzas doces da Avenida Paulista Pizza Bar e é feita com pétalas de rosas importadas. Ela é servida com farofa crocante e sorvete.
- Pizza de hot dog:Esse sabor já está se tornando comum na maior parte das pizzarias do Brasil. Pra que escolher entre pizza e cachorro-quente, se podemos comer os dois de uma vez só?
- Pizza de rolinho primavera: Esse sabor é invenção da pizzaria Fongs Pizza, nos EUA. Ela leva rolinhos primavera recheados com queijo, molho agridoce, cebolinha e outros temperos.
- Pizza de caviar: Criada por Nino Selimaj, nos EUA, ela leva quatro tipos diferentes de caviar – os mais caros do mundo –, lagosta, ovas de truta e wasabi. Por causa de seus ingredientes, ela está na lista de comidas mais caras do mundo, custando cerca de mil dólares por pedaço.
- Pizza de macarrão: Esse sabor é vendido congelado nos mercados dos EUA e foi criado pela empresa Tonys Pizza. E você achando que o brasileiro que gostava de inventar coisas estranhas, né?
- Pizza de trufas: Integrante do cardápio do restaurante A Tal da Pizza, ela contém trufas brancas, queijo mascarpone, sal marinho cristal, semente de papoula e azeite trufado.
Descubra também: Quais os alimentos mais consumidos no mundo?
Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso