10 curiosidades sobre o beijo

O beijo é um gesto muito popular pelo mundo. E ele possui algumas curiosidades, como por exemplo, o recorde de beijo mais demorado. Confira algumas informações sobre esse ato.

O beijo é uma gostosa demonstração de carinho. Todo mundo gosta de ganhar aquele beijo cheio de amor da mamãe e do papai, aquele beijo apaixonado do namorado (a) ou aquele beijo carinhoso de uma amiga. Sem falar que o beijo também é uma forma de cumprimento em diversos lugares do mundo.

O beijo é uma ação bastante comum e cheia de curiosidades! Confira agora 10 curiosidades sobre essa forma de demonstrar sentimentos.

Foto: Reprodução Internetbeijo
 

1 – Surgimento

A forma como o beijo surgiu ainda não foi descoberta com total veracidade, mas muitos pesquisadores acreditam que ele começou como uma forma de uma mãe alimentar seu filho pequeno que não sabe mastiga, imitando o que os pássaros fazem com seu filhote.

2 – Beijo se tornou popular

Segundo registros, o ato de beijar se espalhou pelo mundo quando Alexandre, o Grande, invadiu a Índia, local onde o beijo já era comum. Ele teria então levado a novidade para o Ocidente.

3 – Química

O beijo contribui para a liberação de substâncias em nosso corpo. Ele contribui na liberação            da endorfina (substância com poder analgésico), ajuda na produção de serotonina (que ajuda a regular o humor e combater a depressão) e auxilia também na liberação de dopamina (substância que garante prazer).

4 – Exercita os músculos e queima calorias

Um beijão, tipo beijo de cinema, faz você mexer entre 23 e 34 músculos faciais, além de poder resultar na movimentação de outros 112 músculos pelo corpo. Quando o beijo é muito bom, ele é capaz, inclusive, de fazer as pupilas dilatarem. Além disso, o beijo ainda emagrece! Um beijo pode queimar até 26 calorias, dependendo da intensidade do ato.

Foto: Reprodução Internetbeijo
 

5 – Bactérias

Durante o ato, através da saliva, podem ser transmitidas até 278 tipos diferentes de bactérias. Porém, isso não é ruim, pois estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos.

6 – Sem beijo

Algumas pessoas possuem filemafobia, que é o nojo ou medo de beijar. Essa fobia pode ser causada por diversos motivos, como por exemplo, algum trauma.

7 – Sinônimo de beijo

Um dos sinônimos para a palavra beijo é “ósculo”. Apesar de não ser usada nem muito conhecida, sabe-se que ela vem do latim “osculum” e significa “boca pequena”, em referência ao formato em que fazemos com os lábios na hora de beijar alguém.

8 – Beijo demorado

Atualmente, o recorde mundial de beijo demorado pertence aos tailandeses Ekkachai e Laksana Tiranarat. Eles se beijaram por 58 horas, 35 minutos e 58 segundos, em 2013.

9 – Beijoqueiro

Já o recorde de pessoa que mais beijou outras pessoas pertence a Alfred A. E. Wolfram, que beijou 11.030 pessoas durante oito horas, em um festival nos EUA.

10 – Agressão

O beijo precisa ser dado com o consentimento de ambos. Se uma das duas partes se recusar a beijar e a outra forçar, isso se torna violência. Segundo a lei 12.015/09, o beijo forçado é enquadrado como “crime contra a dignidade sexual”.

Você sabia que o beijo possui um dia dedicado a ele? Saiba mais sobre essa data clicando aqui.

Foto: Reprodução Internetbeijo
 

As informações acima foram retiradas do Listas Bol, do site Uol.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais