10 curiosidades sobre a taça da Copa do Mundo

Veja algumas curiosidades sobre o troféu mais cobiçado do Planeta!

O Dr. Curioso está entrando no clima do evento mais esperado do ano: a Copa do Mundo. Neste ano, os jogos acontecerão na Rússia. Para começar a se atualizar sobre o assunto, vamos falar de um item muito (muito mesmo!) importante: A TAÇA DE CAMPEÃO.

Conquistar a taça da competição é o sonho de todas as seleções. Ela é, sem dúvidas, o troféu mais cobiçado por um jogador. Por trás desse objeto, muitos fatos curiosos existem. Vamos conhecer alguns deles? Confira abaixo 10 curiosidades sobre a Taça da Copa do Mundo.

1 – Desde o início da competição, em 1930, até hoje, dois modelos de taça foram confeccionados e oferecidos aos campeões: a  Taça Jules Rimet e a Taça do Mundo Fifa.

2 – A Taça Jules Rimet foi confeccionada por um artesão francês, chamado Abel Lafleur, em 1929. Ela foi feita de prata e coberta com ouro platinado, criada especialmente para a Copa, que aconteceria no ano seguinte.

Foto: Reprodução InternetJules Rimet
 

3 – Para ter a posse da Taça, era necessário vencer a competição três vezes. O Brasil foi a primeira seleção a conquistar  a posse definitiva do troféu, em 1970.

4 – Para a Copa de 1974, uma nova taça foi confecciona, dessa vez pelo italiano Silvio Gazzaniga. Nascia a Taça do Mundo Fifa!

5 – A Taça do Mundo Fifa, ao contrário da Jules Rimet, é feita de ouro puro. A base do troféu contém duas camadas da semi-preciosa malaquita.

6 – O modelo da Taça do Mundo Fifa é 38% mais alta (36 centímetros) e 57% mais pesada (3,8 quilos) do que o primeiro modelo criado, que tinha 26 centímetros e 3,8 kg.

7 – Na Jules Rimet, a vitória era representada por uma mulher com asas e a base era octogonal. Na taça atual, a vitória é representada por dois atletas levantando o mundo.

8 – No ano de 1983, a Taça Jules Rimet, que ficava na sede da CBF, no Rio de Janeiro, desapareceu. No dia 19 de dezembro, um grupo de ladrões a retirou do local. O plano foi elaborado por Sérgio Peralta. Ele convenceu Luiz Bigode e um ex-policial conhecido como Chico Barbudo a entrarem no local e praticarem o crime. O troféu foi entregue para Juan Carlos Hernandes, que vendia ouro. Em sua loja, ele tinha uma máquina que derretia o metal, porém, os bandidos tiveram que cortar a taça em pedaços, pois o aparelho só comportava 250 gramas por vez. O grupo foi descoberto e preso cinco anos depois, em 1988.

9 – Engana-se quem acredita que a taça nunca havia sido roubada antes. Ela também desapareceu em Londres, em 1966, e foi encontrada por um cachorro.

10 – A Taça do Mundo Fifa tem espaço para gravar o nome das seleções campeãs até 2038. Lembrando que o troféu original, que custou 20 mil dólares para ser feito, pertence a Fifa. Os campeões recebem apenas uma réplica da taça, com valor inferior.

Conheça também os 12 estádios que serão utilizados na Copa da Rússia 2018

Foto: Reprodução InternetTaça do Mundo Fifa

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais