10 curiosidades sobre a taça da Copa do Mundo
Veja algumas curiosidades sobre o troféu mais cobiçado do Planeta!
O Dr. Curioso está entrando no clima do evento mais esperado do ano: a Copa do Mundo. Neste ano, os jogos acontecerão na Rússia. Para começar a se atualizar sobre o assunto, vamos falar de um item muito (muito mesmo!) importante: A TAÇA DE CAMPEÃO.
Conquistar a taça da competição é o sonho de todas as seleções. Ela é, sem dúvidas, o troféu mais cobiçado por um jogador. Por trás desse objeto, muitos fatos curiosos existem. Vamos conhecer alguns deles? Confira abaixo 10 curiosidades sobre a Taça da Copa do Mundo.
1 – Desde o início da competição, em 1930, até hoje, dois modelos de taça foram confeccionados e oferecidos aos campeões: a Taça Jules Rimet e a Taça do Mundo Fifa.
2 – A Taça Jules Rimet foi confeccionada por um artesão francês, chamado Abel Lafleur, em 1929. Ela foi feita de prata e coberta com ouro platinado, criada especialmente para a Copa, que aconteceria no ano seguinte.
3 – Para ter a posse da Taça, era necessário vencer a competição três vezes. O Brasil foi a primeira seleção a conquistar a posse definitiva do troféu, em 1970.
4 – Para a Copa de 1974, uma nova taça foi confecciona, dessa vez pelo italiano Silvio Gazzaniga. Nascia a Taça do Mundo Fifa!
5 – A Taça do Mundo Fifa, ao contrário da Jules Rimet, é feita de ouro puro. A base do troféu contém duas camadas da semi-preciosa malaquita.
6 – O modelo da Taça do Mundo Fifa é 38% mais alta (36 centímetros) e 57% mais pesada (3,8 quilos) do que o primeiro modelo criado, que tinha 26 centímetros e 3,8 kg.
7 – Na Jules Rimet, a vitória era representada por uma mulher com asas e a base era octogonal. Na taça atual, a vitória é representada por dois atletas levantando o mundo.
8 – No ano de 1983, a Taça Jules Rimet, que ficava na sede da CBF, no Rio de Janeiro, desapareceu. No dia 19 de dezembro, um grupo de ladrões a retirou do local. O plano foi elaborado por Sérgio Peralta. Ele convenceu Luiz Bigode e um ex-policial conhecido como Chico Barbudo a entrarem no local e praticarem o crime. O troféu foi entregue para Juan Carlos Hernandes, que vendia ouro. Em sua loja, ele tinha uma máquina que derretia o metal, porém, os bandidos tiveram que cortar a taça em pedaços, pois o aparelho só comportava 250 gramas por vez. O grupo foi descoberto e preso cinco anos depois, em 1988.
9 – Engana-se quem acredita que a taça nunca havia sido roubada antes. Ela também desapareceu em Londres, em 1966, e foi encontrada por um cachorro.
10 – A Taça do Mundo Fifa tem espaço para gravar o nome das seleções campeãs até 2038. Lembrando que o troféu original, que custou 20 mil dólares para ser feito, pertence a Fifa. Os campeões recebem apenas uma réplica da taça, com valor inferior.
Conheça também os 12 estádios que serão utilizados na Copa da Rússia 2018

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso