10 curiosidades sobre a pipoca

Conheça um pouco sobre esse delicioso alimento, que provavelmente, você adora.

É muito difícil encontrarmos alguém que não gosta de pipoca, certo?! Quando vamos ao cinema, ela é o item mais importante, depois do filme, claro. Ou mesmo quando assistimos a um filme em casa, um bom pote de pipoca para acompanhar sempre vai bem.

As formas de consumir pipoca são variadas: com manteiga, sal, açúcar, açúcar caramelado, chocolate em pó, com caramelo, com corantes, entre outros muitos outros sabores. Vai depender apenas do seu gosto e de sua criatividade.

Foto: Reprodução internetPipoca

Trazemos pra você 10 curiosidades sobre esse alimento delicioso.

1 – A palavra pipoca vem do tupi e significa milho rebentado.

2 – Uma xícara de pipoca preparada com óleo ou manteiga possui 155 calorias.

3 – Os astecas acreditavam que existiam espíritos dentro da casca do milho. A transformação do milho em pipoca era considerada por eles um fenômeno sobrenatural.

4 – A pipoca era usada por índios astecas em diversas cerimônias. Com elas, eram feitas coroas, colares e outros ornamentos, que enfeitavam as estátuas dos deuses.

5 – A origem exata da pipoca é desconhecida, mas ela já era consumida pelos índios da América muito antes de Cristóvão Colombo descobrir o continente.

Foto: Reprodução internetPipoca
 

6 – A pipoca se tornou famosa nos EUA durante a Grande Depressão de 1929, por causa do seu preço acessível. Hoje, o país consome 19 milhões de metros cúbicos de pipoca por ano.

7 – A pipoca de microondas surgiu em 1940. O Brasil é o segundo país que mais consome pipoca de microondas, vendendo cerca de 70 toneladas todos os anos.

8 – 70% de toda a pipoca vendida é pra ser consumida em casa. Os outros 30% representam as vendas para consumo em cinemas, parques, etc.

9 – A pipoca possui mais proteína que qualquer outro grão de cereal, mais ferro do que ovos e carne assada e mais fibra do que a batata frita.

10 – O milho se torna em pipoca porque os grãos possuem água em seu interior. Com o calor, a água evapora, fazendo com que a casca estoure e a massa do grão se transforme na pipoca.

Foto: Reprodução internetPipoca

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais